APRESENTAÇÃO
O Plano de Desenvolvimento Institucional da
Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte (ESPECN) é o documento no qual se
concretiza o planeamento das acções para o desenvolvimento da instituição num
prazo de oito anos, a partir de 2023 até 2030.
Para a ESPECN, este instrumento vai permitir
a exposição concreta da sua visão e missão, articuladas nos objectivos
estratégicos que guiam o trabalho para a sua transformação futura em
Universidade Pedagógica e assim corresponder aos interesses e necessidades da
sociedade na qual está inserida.
Com esta perspectiva pretende-se que a ESPECN
eleve a níveis superiores todas as potencialidades; no Ensino, Pesquisa,
Extensão, Gestão e Avaliação, através de um processo de planeamento contínuo e
participativo, de maneira que possa desenvolver o máximo de qualificação científico-metodológico
nos professores que prepara, reafirmando os valores definidos para o
cumprimento da sua missão como que é o desenvolvimento de actividades de formação
académica e profissional de alto nível, da investigação cientifica e da
extensão universitária de alto nível da área de Ciências da Educação.
Este Plano de Desenvolvimento Institucional é hoje uma realidade graças à participação efectiva do corpo directivo, docentes, corpo técnico-administrativo e a organização estudantil, que em processos de análise colectiva ajudaram na selecção, planeamento e ordenamento das acções e das políticas que dirigem o funcionamento integral da ESPECN.
Prof. Doutor António Inácio Rocha Santana
Director Geral
INTRODUÇÃO
A Educação Superior no século XXI
tem a seu cargo, de acordo com o expresso no Relatório apresentado na
Conferência Mundial de Educação Superior da UNESCO (2022), a formação dos
profissionais do futuro, os que auxiliados da inovação obterão novos
conhecimentos que contribuirão directamente no desenvolvimento científico-tecnológico
da sociedade e no cumprimento dos objectivos de desenvolvimento sustentável.
O panorama actual da Educação
Superior, em geral e em particular, na República de Angola precisa, para
cumprimentar a missão de suas instituições no presente século, transformar os
estilos de formação integral dos profissionais sobre a base de uma docência de
qualidade, apoiados na investigação cujos resultados constituam um degrau para
alcançar a sustentabilidade, na actual sociedade do conhecimento.
A Escola Superior Pedagógica do
Cuanza Norte (adiante designada por ESPECN) é um Centro Universitário que forma
parte da rede de universidades públicas da República de Angola, e procura no
seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) actualizar, de acordo às
exigências do contexto, sua política universitária para o cumprimento da missão
sobre a base da administração racional dos seus recursos, em função de
satisfazer as demandas e necessidades de ordem académica, investigativa, extensão
e financeira, sustentada no desenvolvimento tecnológico universitário ao
serviço da comunidade.
O plano de desenvolvimento
institucional que se apresenta constitui uma ferramenta útil para os processos
de gestão que se pretende implementar na ESPECN, pois nele se define o caminho
a seguir nos próximos 8 anos, marcado pelo progresso como um processo
contextualizado, contínuo e flexível, com uma visão orientada para um horizonte
concreto e pragmático.
Para a elaboração do PDI deve-se ter
em consideração aspectos essenciais relacionados com o planeamento estratégico
entendido na visão de OLIVEIRA (2015) como um processo administrativo que
proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direcção a
ser seguida pela instituição, visando a optimização do grau de interacção com
os factores externos e actuando de forma inovadora e diferenciada.
Além de valorizar as forças,
oportunidades, fraquezas e ameaças mais relevantes na ESPECN, forma parte do
diagnóstico realizado para valorizar as bases actuais com que conta a
instituição para o desenvolvimento progressivo dos diferentes processos
universitários, no período que se projecta.
A ESPECN tem a responsabilidade
social de formar e superar o profissional de educação da região. Por esta
razão, no PDI que se propõe, planeia-se em duas importantes direcções, isto é,
para os diferentes processos essenciais universitários, aos que implicam ao
corpo directivo, pessoal docente, estudantes e administrativos; e para a
sociedade, dado que os profissionais que se graduam na instituição contribuem
directamente na formação integral das mais jovens gerações nos diferentes
níveis de ensino na actual sociedade angolana.
Portanto, o PDI da ESPECN está
estruturado de modo a reflectir as actividades incorporadas na sua elaboração,
mostrando o que a instituição é e o que deseja ser no futuro, em termos de
políticas institucionais de gestão e dos instrumentos pelos quais deve
distinguir suas novas acções. Também está em consonância com as políticas
nacionais de Educação da República de Angola e com a realidade social do
contexto em que está inserido.
A metodologia assumida na elaboração
do PDI propõe inicialmente expor a missão e a visão do futuro da instituição, o
que constitui a base para poder projectar a instituição no período compreendido
entre os anos 2023 e 2030, para o qual apresenta um objectivo geral e
objectivos estratégicos dirigidos aos quatro processos essenciais
universitários, para obter a formação integral do futuro profissional da
educação, nomeadamente a gestão do ensino, a gestão da investigação, a gestão
da extensão e a gestão das finanças.
Apresenta-se para a gestão de cada
processo universitário as metas a cumprir e as directrizes para, de maneira
científica, sistemática, coerente, colaborativa e inovadora, alcançar no
período projectado a visão de futuro exposta.
1. MISSÃO
De acordo com o Artigo 2.odo Estatuto Orgânico da Escola
Superior Pedagógica do Cuanza Norte, Decreto Presidencial n.º37/22
de 7 de Fevereiro, a missão da ESPECN é o desenvolvimento de actividades de formação
académica e profissional de alto nível, isto é, a nível da investigação
científica e da extensão universitária na Área de Ciências da Educação.
2. VISÃO
DE FUTURO
Contextualizada com as tendências
universitárias do presente século, a ESPECN projecta como visão de futuro a sua
consolidação como instituição educativa de qualidade, inclusiva, inovadora e
eficiente, reconhecida a nível nacional e internacional pela formação integral
universitária inicial e de pós-graduação de profissionais, através da gestão na
docência, na investigação, na extensão e nas finanças auxiliadas pelas
tecnologias de informação e comunicação, e estreitos vínculos colaborativos com
instituições públicas e privadas.
3. OBJECTIVO
GERAL
Formar profissionais de educação capazes de dirigir de maneira idónea o
processo pedagógico nas escolas que conformam o Sistema Geral de Educação na
República de Angola, sobre a base de conhecimentos actualizados das diferentes
ciências, a investigação para a transformação da prática educativa e a extensão
como via de socialização das melhores experiências pedagógicas numa sociedade
que aspira o desenvolvimento sustentável.
4.
OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS
Em
correspondência com a Missão e a Visão do Futuro, a ESPECN traça objectivos
estratégicos para o desenvolvimento da docência, pesquisa, extensão, finanças e
avaliação:
1. Garantir
uma docência de qualidade durante o processo de formação inicial e de
pós-graduação sobre a base das tendências mais actuais das ciências da educação
e das ciências particulares, com apoio das TIC, como modo de actuação
sistemática para o futuro desempenho profissional.
2. Potenciar
a investigação científica na comunidade académica e estudantil para a solução dos
problemas que os afligem no processo pedagógico da ESPECN, bem como nas outras escolas
e comunidade em geral.
3. Potenciar
a qualificação académica-investigativa de docentes e funcionários
administrativos da ESPECN e do território.
4. Desenvolver as relações da ESPECN com a
sociedade, proporcionando a realização de convénios e projectos de cooperação e
colaboração, que propiciem o enriquecimento integral dos diferentes processos
pedagógicos, científico-investigativo e culturais de maneira articulado e
dirigidos à satisfação das demandas educacionais e sociais a nível comunitário,
regional, nacional e internacional.
5. Garantir
o funcionamento dos mecanismos de gestão de recursos humanos e financeiros para
alcançar o cumprimento eficiente da missão da instituição.
6.
Desenvolver a avaliação como processo
abrangente que visa melhorar a qualidade de ensino, pesquisa, extensão e financeira
na instituição.
5. VALORES ORGANIZACIONAIS
De acordo com TAMAYO (2005), os valores
organizacionais (institucionais ou compartilhados como também podem ser
chamados) vão orientar a vida da instituição, os modos de actuar e comportar-se
cada um dos actores presentes na comunidade científica o que se sustenta em
atitudes que motivam para o cumprimento da Missão e da Visão do futuro a partir
dos objectivos projectados. Estes valores vão julgar e avaliar os comportamentos
e eventos organizacionais, e influenciar o clima da entidade e as decisões
tomadas na ESPECN. Como valores organizacionais enumeramos:
ü A ética como modo de actuação sistemático e
premissa essencial para o planeamento, execução, controlo e avaliação dos diferentes
processos no cumprimento da missão da instituição.
ü Compromisso e responsabilidade social, para
garantir uma formação integral do profissional que conduzirá à educação das
novas gerações.
ü A excelência académica, a auto-avaliação e a
avaliação como estilo permanente de trabalho sobre todas as actividades que se
desenvolvem na instituição.
ü Sentido de pertença da Instituição no corpo
docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo.
ü Cumprimento dos princípios da integridade,
laicidade, democraticidade no funcionamento da instituição.
ü Tolerância, solidariedade e cultura de paz
como concepção integradora para o alcance da harmonia, a empatia e a paz nas
relações entre os diferentes actores da comunidade educativa e com a sociedade.
ü Exercício da inclusão, da pluralidade, da
individualidade, da diversidade étnica e cultural, o que propícia o respeito
humano mútuo entre todos os participantes.
ü Preservação e valorização da vida e da
Natureza.
ü Respeito ao estado de direito, entendido como
a realização de cada uma das actividades que têm lugar na ESPECN, em estrito
apego à normativa institucional e às leis aplicáveis.
7. PERFIL
INSTITUCIONAL
A Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte
é uma instituição pública do Ensino Superior de âmbito provincial, com sede na
cidade de Ndalatando, Bairro do Kilombo, destinada a promover o ensino, à
investigação e à prestação de serviço às comunidades, ministrando cursos na
área de Educação, conducente à atribuição de graus e títulos académicos de
licenciatura, mestrado, especialidade e doutoramento.
A ESPECN está tutelada pelo Departamento
Ministerial do Executivo e goza de autonomia científica, pedagógica, cultural,
disciplinar, administrativa, patrimonial e financeira, vocacionada para área do
saber previsto no seu Estatuto. É uma instituição dirigida à promoção do ensino
e investigação científica, bem como, para a criação, transmissão e difusão da
cultura, da ciência e da tecnologia, em prol da sociedade angolana, em
particular da comunidade em que está inserida.
No Artigo 5.o do Estatuto Orgânico
da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte, Decreto Presidencial No.37/22
de 7 de Fevereiro, relacionam-se as seguintes atribuições da instituição:
a) Organizar e administrar cursos conducentes à
atribuição de graus e títulos académicos de licenciatura, mestrado e
doutoramento e título de especialista, bem como outros cursos não conferentes
de grau nos termos da lei;
b) Criar um ambiente propício aos processos de
ensino e aprendizagem;
c) Realizar actividades de ensino
extra-curriculares e de formação profissional;
d) Promover a investigação científica que inclua
actividades de desenvolvimento tecnológico e de apoio à inovação, à difusão e
transferência de conhecimentos, bem como a valorização económica do
conhecimento científico e tecnológico;
e) Promover a extensão universitária, numa
perspectiva de prestação de serviços à comunidade, de valorização recíproca e
de apoio ao desenvolvimento.
f) Conservar e valorizar seu património
científico, cultural, artístico e natural;
g) Contribuir para a elevação do padrão de
ensino ministrado, visando uma formação sólida e altamente qualificada dos
quadros nos domínios técnico, científico, cultural e humanístico;
h) Promover a cooperação e o intercâmbio
cultural, científico e técnico com instituições congéneres nacionais e
estrangeiras e demais instituições vocacionadas para o desenvolvimento da
ciência e da tecnologia;
i) Promover a cooperação no âmbito de sua
actividade para a cooperação internacional e a aproximação entre os povos;
j) Assegurar a formação humana, cultural,
artística, profissional, científica e técnica do seu corpo discente;
k) Atribuir graus e títulos académicos;
l) Atribuir certificados e diplomas;
m) Atribuir graus e títulos honoríficos;
n) Conceder a equivalência de estudo para a
transferência académica por integração curricular de candidatos provenientes de
outras instituições do Ensino Superior do país e do exterior;
o) Promover a mobilidade académica dos docentes,
investigadores, técnicos administrativos e discentes, a nível nacional e
internacional;
p) Garantir a observância da liberdade académica,
criação científica, cultural e tecnológica.
q) Promover o espírito empreendedor na
estruturação dos planos curriculares na formação por si ministrada;
r) Acompanhar a inserção dos seus diplomados no
mercado de trabalho;
s) Criar um fundo destinado à captação de
recursos que contribuam para o desenvolvimento da Instituição nos termos da
lei.
t) Efectivar a colaboração intersectorial e
multidisciplinar na definição de acções de formação graduada e pós-graduada, de
investigação científica e de extensão universitária;
u) Exercer as demais atribuições estabelecidas
por lei ou determinadas superiormente.
6.1.Histórico de desenvolvimento da Instituição
A ESPECN faz parte da rede das Escolas Superiores criadas em 2004, no
âmbito da Universidade Agostinho Neto da República de Angola, no entanto, a
abertura e o seu funcionamento teve iniciou em Abril de 2007.
A criação desta escola tem como base o preceituado
na:
ü Lei n.º13/01 de 31
de Dezembro que aprova as Bases do Sistema de Educação, Art. 30.º e 40.º,
complementado com o Decreto Presidencial n.º 07/09 de 12 de Maio, que
redimensiona a Universidade Agostinho Neto e cria novas universidades públicas;
ü Decreto 90/09 de 15
de Dezembro, Normas Reguladoras do Subsistema de Ensino Superior;
ü Estatuto Orgânico da Escola Superior
Pedagógica do Cuanza Norte, Decreto Presidencial n.º37/22 de 7 de Fevereiro.Com
o Decreto Presidencial antes catalogado, troca-se a designação ESPKN por ESPECN,
moderados com a mudança do nome da província, Cuanza Norte, onde se está
localizada.
Cuanza
Norte é uma província com dez (10) municípios e uma população para a qual o
Ensino Superior tornou-se numa necessidade sentida pelas instâncias
governamentais, camada juvenil e sociedade civil em geral devido à demanda de
um maior número de profissionais da Educação com mais preparação científico-metodológico,
para elevar a qualidade da formação integral das novas gerações.
No ano 2007 a escola inicia as actividades
com os cursos de Ensino da Biologia, Ensino da Química, Ensino da Física,
Ensino da Matemática, Ensino da Língua Portuguesa/Francesa, Ensino da Língua
Portuguesa/Inglesa, e Ensino Primário. Desde esse ano, vem trabalhando
ininterruptamente e já tem efectuado três graduações de bacharéis e nove de
Licenciatura. Desde o ano 2011 a escola funciona com os três turnos (manhã,
tarde e noite), facilitando o ingresso de um maior número de estudantes
trabalhadores.
Além das mudanças já citadas, cabe registar
que, do ponto de vista pedagógico e de gestão, inúmeras transformações têm
ocorrido na ESPECN, destacam-se a maturidade didático-pedagógico, a renovação
em termos administrativos, a ampliação do espaço físico, no qual se readaptam
as áreas externas, internas e os ambientes de aprendizagem. Trabalha-se na
capacitação de seus recursos humanos, no incremento das pesquisas
científico-pedagógico e na materialização das acções de extensão.
Desde a sua criação como ESPECN, tem crescido
quanto ao número de docentes e do pessoal técnico-administrativo, no entanto,
deve ter nas suas projecções futuras o crescimento não só físico das pessoas
que garantem o seu funcionamento, mas também o crescimento científico,
metodológico e técnico, direccionando os seus esforços rumo ao cumprimento das
normativas do Plano de Desenvolvimento Institucional que se apresenta.
6.2.Estrutura organizacional
A estrutura organizacional da ESPECN foi
definida no Estatuto (Decreto Presidencial n.º145/12 de 26 de Junho
de 2012). Recentemente foi actualizada pelo Decreto Presidencial N.º 37/22 de 7
de Fevereiro, Artigo 9.o, onde se reconhecem os principais órgãos e
serviços da Instituição:
1.
Órgão
Singular de Gestão:
Director
Geral.
2. Órgãos Auxiliares do Órgão Singular de
Gestão:
a)
Director
Geral-Adjunto para os Assuntos Académicos
b)
Director
Geral-Adjunto para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação
3.Órgãos Colegiais:
a) Conselho Geral;
b) Conselho de Direcção;
c) Conselho Científico;
d) Conselho Pedagógico.
4. Serviços Executivos:
a) Departamento de Assuntos Académicos;
b) Departamento de Investigação científico,
Inovação, Empreendedorismo e Pós-Graduação.
5. Serviços de Apoio Agrupados:
a) Departamento de apoio à Direcção Geral;
b) Secretaria Geral;
c) Departamento de Recursos Humanos e Acção
social;
d) Departamento Jurídico e de Intercâmbio;
e) Departamento de Gestão da Qualidade;
f) Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação;
g) Biblioteca central.
6. Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação Científicas
e Desenvolvimento:
a) Departamento de Ciências Exactas;
b) Departamento de Línguas;
c) Departamento de Ciências da Natureza;
d) Departamento de Educação de Infância;
e) Departamento de Ciências Sociais e Humanas;
f) Centro de Investigação Científica e
Desenvolvimento.
No Anexo 1, mostra-se o organigrama da Escola Superior Pedagógica do
Cuanza Norte.
6.3 . Perfil
do docente
O exercício da actividade docente na ESPECN
obedece aos requisitos constantes do estatuto da carreira docente do Subsistema
de Ensino Superior. No caso dos docentes estrangeiros que exerçam a docência,
ao abrigo dos acordos de cooperação entre Governos e de protocolo de cooperação
institucional, obtêm o número de registo para o exercício da actividade,
atribuído pelo órgão de tutela.
Todos os docentes da ESPECN devem:
ü Demonstrar pleno domínio do conhecimento,
mantendo-se actualizado sobre os avanços nas áreas do saber nas quais actua.
ü Utilizar durante o exercício da docência
métodos inclusivos em função da atenção à diversidade.
ü Estimular a criação cultural, o
desenvolvimento do espírito científico e crítico, e do pensamento reflexivo nos
estudantes.
ü Elaborar materiais de apoio ao processo de
ensino-aprendizagem.
ü Incorporar nas suas aulas as análises de
problemas contemporâneos, em particular, os nacionais e regionais que tenham
relação com os conteúdos leccionados.
ü Difundir o conhecimento por meio do Ensino,
da Pesquisa e da Extensão.
ü Transitar para as diferentes categorias que
conforma a carreira docente do professor universitário de acordo as exigências
e normativas estabelecidas pelo MESCTI.
ü Comprometer-se permanentemente com a produção
científica de novos conhecimentos.
ü Investir permanentemente na sua formação didático-pedagógico
mediante as diferentes formas de superação pós-graduada.
ü Participar de projectos de investigação e
actividades de extensão universitária.
ü Socializar os resultados científicos em
livros, revistas de alto impacto e eventos nacionais e internacionais.
ü Atender as necessidades das comunidades de
influência da ESPECN e estabelecer, com essas, uma relação de reciprocidade.
ü Interagir com a comunidade interna e externa
com respeito, ética e efectividade.
ü Participar de processos relacionados à
avaliação concebidos na instituição.
6.3.1. Composição do corpo docente no período 2022-2023
Tabela 1: Total de professores
Docentes Nacionais |
Regime de tempo integral |
37 |
Regime de tempo parcial |
8 |
|
Contratados |
29 |
|
Sub-Total |
70 |
|
Estrangeiros |
Cubanos |
16 |
Total |
86 |
Tabela 2. Total de professores por categorias científicas
Docentes |
|||||
Nacionais |
Grau Regime |
Licenciados |
Mestres |
Doutores |
Total |
Tempo integral |
14 |
18 |
5 |
37 |
|
Tempo Parcial |
26 |
6 |
1 |
33 |
|
Sub-Total |
40 |
24 |
6 |
70 |
|
Estrangeiros |
Cubanos |
0 |
9 |
7 |
16 |
Total |
40 |
33 |
13 |
86 |
Tabela 3: Total de professores
por categorias docentes
Nacionais |
Professores |
Assistente Estagiário |
Assistente |
Professor Auxiliar |
Professor Associado |
Professor Catedrático |
Total |
A tempo Parcial |
27 |
4 |
|
|
|
31 |
|
A tempo Integral |
13 |
20 |
2 |
1 |
|
39 |
|
Sub-Total |
40 |
24 |
5 |
1 |
|
71 |
|
Estrangeiros |
Cubanos |
|
3 |
7 |
|
6 |
16 |
Total |
40 |
27 |
12 |
1 |
6 |
86 |
6.4. Perfil do discente
O objectivo principal e mais importante das
acções da ESPECN é a formação dos discentes. Por isso, se deve velar para que
aproveitem ao máximo a permanência na instituição para favorecer o seu
desenvolvimento pessoal, e é responsabilidade da ESPECN criar as condições para
tal objectivo.
6.4.1. Formas de ingresso
Os estudantes acedem à ESPECN via Regime
Normal (Inscrição e Teste de Aptidão), Reingresso e/ou por Transferência.
ü Regime Normal (Inscrição e Teste de Aptidão).
Os candidatos à frequência dos cursos são submetidos previamente a um exame de
aptidão em que, para além da Língua Portuguesa, que é obrigatório, têm provas
específicas em função dos cursos em que se candidatam. Os candidatos podem
optar pelo Curso de Preparação e Consolidação.
ü Reingresso: Entende-se a vontade de um
estudante da ESPECN, em dar continuidade aos estudos após a ausência de
frequência de um ano lectivo ou mais.
ü Transferência: A inscrição de um novo
candidato na ESPECN, com processo de transferência de outras instituições de
Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência,
Tecnologia e Inovação.
6.4.2. Perfil de entrada, saída e deveres dos discentes
Perfil de entrada: Estudantes que tenham
concluído o ensino médio ou equivalente.
Perfil de saída: Profissional licenciado em
Educação nas distintas áreas ministradas na ESPECN.
Deveres dos discentes
O discente da ESPECN deve:
ü Observar as normas de convivência social,
demonstrando respeito, ética e educação formal.
ü Desenvolver sua preparação intelectual,
cultural e profissional, integrando os conhecimentos na sua formação integral.
ü Desenvolver o seu espírito científico,
humanístico, reflexivo, empreendedor e inovador.
ü Participar activamente nas actividades de
ensino, pesquisa e extensão.
6.5 Perfil do ingressado
O perfil do ingressado da ESPECN deve estar
em correspondência com a Missão exposta no PDI, onde se considera a preparação
integral do profissional da Educação que deve incorporar-se à sociedade para
participar na sua transformação; para isso deve manifestar-se apto para:
ü Inserir-se no sector profissional e dirigir
com qualidade e eficiência o processo pedagógico no Ensino Primário e Secundário,
através de diferentes disciplinas da sua especialidade, nas escolas do Sistema
de Educação da República de Angola.
ü Diagnosticar e caracterizar o contexto
escolar das instituições educativas no ensino primário e secundário.
ü Desenhar planos de estudo e programas nos
cursos e disciplinas de ensino primário e secundário.
ü Dirigir e participar em diferentes tarefas de
carácter extra-docentes e extra-escolares, como máximo guia da educação dos
seus alunos.
ü Realizar investigações científicas na área de
problemas socioeducativos.
ü Dirigir e participar no trabalho metodológico
desde a auto-preparação e preparação do colectivo pedagógico da disciplina, em
função da organização e planeamento do processo docente-educativo.
ü Desenhar e implementar estratégias para o
desenvolvimento em instituições educativas.
ü Cumprir com os seus direitos e deveres para
com a sociedade.
ü Buscar permanentemente o seu crescimento
cultural e profissional.
ü Manifestar interesse em conhecer e participar
na solução de problemas relativos ao processo pedagógico mediante a
investigação educativa.
ü Organizar e dirigir actividades culturais e
desportivas no âmbito escolar, como parte da formação educativa dos alunos.
ü Manter relações com a instituição para
garantir a sua superação pós-graduada.
7. PLANEAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUICIONAL
O processo de planeamento estratégico parte
da análise do ambiente externo e interno.
7.1.
Ambiente externo
A análise procurou as forças, oportunidades,
fraquezas e ameaças à instituição. Portanto, realizou-se o levantamento dos
principais factores externos que, de alguma maneira, mantêm ligação com a
ESPECN, entre eles, nomeadamente outras instituições de ensino, órgãos do
Governo e sociedade civil.
Forças
ü Estabilidade
nas parcerias com escolas do Ensino Primário e Secundário para o
desenvolvimento dos períodos de estágio dos estudantes da ESPECN.
ü Estabilidade
da colaboração de professores estrangeiros (cubanos) nos diferentes cursos.
Oportunidades:
ü Existência
potencial de futuros directivos (licenciados), possíveis de incorporar como
professores em áreas da ESPECN.
ü Fontes
de financiamento de ministérios e organizações para o desenvolvimento de
investigações.
ü Alta
demanda, por parte de estudantes de diferentes províncias, pelos cursos
oferecidos.
ü O
engajamento e compromisso do Governo Provincial sensibilizado com o crescimento
da ESPECN e desenvolvimento do Ensino Superior na província, através da criação
de condições para o surgimento de novas estruturas e reabilitação de outras.
ü A
criação de novos centros universitários possibilitará o intercâmbio coma
comunidade académica.
ü As
necessidades de superação dos professores e administrativos dos centros
escolares.
Fraquezas
ü Os intercâmbios académicos, investigativos e extensão
com outros centros universitários nacionais e internacionais.
ü Carências de convénios com organismos e
instituições que potenciem o desenvolvimento dos processos universitários.
ü Não se garante uma cooptação adequada para
fins laborais aos graduados, o qual diminui as possibilidades de ingresso de
estudantes aos cursos que se ministram.
Ameaças
ü
Por insuficiência de funcionários
administrativos qualificados, a ESPECN pode correr o risco de cair numa administração e gestão institucional confusa,
sem identidade concreta e indefinível.
ü
O insuficiente
número de docentes nacionais qualificados (mestres e doutores) pode criar
instabilidade para a continuidade das actividades académicas.
ü
A criação de novos
centros universitários no território nacional pode prejudicar a estabilidade do
claustro de professores e trabalhadores em geral, assim como o ingresso de
estudantes na instituição.
7.2.
Ambiente interno
O diagnóstico do ambiente interno visou
determinar os pontos fortes e pontos fracos da ESPECN.
Forças
ü Oferta
de cursos no período diurno e pós-laboral.
ü Infra-estrutura
com possibilidade de ampliação.
ü Estabilidade
na execução do processo pedagógico.
ü Adequada
localização geográfica da ESPECN, que permite o desenvolvimento do processo de
formação em óptimas condições higiénico-ambientais.
Oportunidades
ü A
necessidade de superação dos professores e o pessoal técnico-administrativo.
ü O
interesse dos estudantes por formar parte do claustro da escola.
Fraquezas
ü O
claustro docente conta com poucos professores com categoria docentes e
científicas superiores.
ü Recursos
humanos (técnico-administrativo) pouco qualificados.
ü Ausência
de estrutura de apoio social aos estudantes. Embora havendo estudantes vindos
de outras províncias, a ESPECN não se dispõe de nenhum lar académico para
albergá-los.
ü A
insuficiente manutenção do património habitacional na residência escolar.
ü Insuficiência
de obras bibliográficas actualizadas em formato digital e impresso na
biblioteca.
ü Falta
de estratégia de acompanhamento aos graduados da ESPECN no primeiro ano de
exercício da profissão.
ü Insuficiente
gestão dos dados estatísticos anuais de indicadores sobre os cursos dos
estudantes (matrículas, abandono, retenção, promoção) e os professores.
ü Deficiência
na relação escola-comunidade.
ü Dependência
de professores externos em alguns cursos. Observando-se a falta de
comprometimento de alguns destes professores para cumprir adequadamente com a
jornada laboral.
ü Pouca
participação dos professores em actividades de investigação, publicação em
revistas de impacto e em eventos científicos de carácter nacional e
internacional.
ü Pouca
realização de actividades de extensão universitária.
ü Insuficiente
índice médio de publicação em revistas de alto impacto.
ü Inexistência
de actividades de pós-graduação que facilitem a capacitação docente e
investigativa dos professores da ESPECN e de outras instituições.
ü Não
se concebe acções dirigidas à capacitação do pessoal técnico-administrativo da
ESPECN.
ü Limitada
quantidade de meios informáticos e audiovisuais com que conta a escola.
ü Pouco
aproveitamento das TIC para o desenvolvimento do processo pedagógico.
ü Não
conta com uma estratégia de orientação profissional que potencie o ingresso, a
permanência e o seguimento ao graduado.
ü Carência
de uma estratégia de comunicação institucional.
ü A
avaliação não é concebida como um processo abrangente e sistemático que promove
a melhoria da qualidade de ensino, pesquisa, extensão e finanças.
Ameaças
ü Segurança
e manutenção dos meios destinados ao apoio do processo pedagógico.
ü A estratégia
de estimulação e incentivação aos docentes em correspondência as necessidades
requeridas para um bom clima laboral.
ü A
visibilidade da ESPECN no cenário virtual.
ü A
transferência de professores e directivos para outras instituições do país.
8.
POLÍTICA DE GESTÃO DOS PROCESSOS UNIVERSITÁRIOS
A
ESPECN conta com autonomia universitária e oferece as condições de liberdade
necessárias à prática docente no ensino, na pesquisa e na extensão, sem
prejuízo das orientações do órgão de tutela, no âmbito das políticas e
estratégias definidas pelo Governo.
A
gestão é democrática e consiste na participação de todos os actores do
Subsistema, incluindo sociedade civil, na melhoria da sua qualidade,
respeitando as normas em vigor aplicáveis às mesmas.
A gestão dos processos universitários tem
lugar a partir de directrizes as quais definem, orientam e regulam o
planeamento e execução das actividades da instituição assim como as direcções
dos projectos a partir da missão, objectivos e visão de futuro da ESPECN. São
compatíveis com a realidade social onde se insere a escola e com as directrizes
do Sistema de Educação da República de Angola.
A
realização da política de gestão
dos processos universitários se dará através das directrizes:
ü Qualificação
da gestão académica, investigativa e administrativa em todos os níveis, visando
na capacitação dos recursos humanos, na utilização dos sistemas de informação e
no processo de planeamento e avaliação.
ü Incorporação
de tecnologias de informação e comunicação nas actividades dirigidas à qualificação
da gestão universitária.
ü Acompanhamento
sistemático da evolução das informações orçamentais, dando transparência aos
gastos e ingresso na ESPECN.
ü Utilização
de mecanismos de participação da comunidade académica na identificação e
superação de problemas académicos e administrativos.
ü Utilização
dos sistemas integrados de informação para auxiliar a tomada de decisão da
gestão universitária, com prontidão e agilidade.
ü Implantação
da Gestão Ambiental, identificando os problemas ambientais da Instituição e da
comunidade para o estabelecimento de planos e projectos de solução dos
problemas.
ü Melhoramento
das condições necessárias de infra-estrutura e pessoal para garantir a
qualidade das actividades de ensino, pesquisa e extensão.
ü Redefinição
da estratégia de comunicação com vista a aumentar a eficiência da comunicação
interna e externa.
ü Articulação
com outras instituições de Ensino Superior, com vista ao fortalecimento do
intercâmbio científico-metodológico e extensão.
8.1.Gestão
de ensino
As
actuais concepções do processo de ensino-aprendizagem centram o seu foco para a
mediação no processo de apropriação dos saberes, estabelecendo interacções e
trocas fundamentais entre professores e estudantes numa dinâmica curricular
interdisciplinar e multi-referenciada.
O
processo educacional pode ocorrer de formas variadas. O estudante pode receber
o conteúdo do seu curso em actividades teóricas, actividades teórico-práticas
e, sob a orientação docente, em actividades de pesquisas e/ou experimentais, no
campo, em laboratórios, em bibliotecas, ou em actividades em estágios
supervisionados.
A
Instituição deve redimensionar as estratégias do processo de
ensino-aprendizagem, com a reorganização dos cursos de graduação e a forma de contemplar
a construção de novos itinerários formativos, tendo em vista o fortalecimento
de princípios como a interdisciplinaridade e a unidade entre ensino, pesquisa e
extensão.
A
contextualização dos conteúdos tem de ser consoante ao desenvolvimento dos
materiais didácticos, possibilitando o diálogo e a reflexão, de modo a
facilitar a construção do conhecimento e a mediar a interlocução entre
professores e alunos. O sistema de comunicação deve promover forte interacção
entre alunos professores e tutores, possibilitando rápido acesso através de
múltiplos meios e ferramentas de comunicação.
Outro
aspecto de grande importância é o entendimento de que a formação superior
envolve necessariamente o estudo individual, cuja duração excede em muito o
trabalho académico efectivo previsto nos projectos pedagógicos dos cursos.
Actividades prático-profissionais
A formação prático-docente dos estudantes da
ESPECN deve começar desde o primeiro ano académico até o último ano lectivo do
curso, tendo a disciplina de Prática Pedagógica como reitora desta actividade.
O estágio é o momento de aprendizagem e um componente integrante dos projectos
pedagógicos dos cursos de graduação, de natureza articuladora entre ensino,
pesquisa, extensão e assistência, objectivando-se garantir ao graduando o
aprimoramento da aprendizagem social, profissional e cultural.
As actividades de estágio dos cursos de graduação da ESPECN devem ser
desenvolvidas na modalidade de estágio supervisionado obrigatório,
caracterizado por uma carga horária estabelecida no projecto pedagógico de cada
curso. A programação e o planeamento do estágio obrigatório devem ser
elaborados em conjunto com o estudante, o professor supervisor e o professor responsável
da escola de inserção do estudante.
O estágio supervisionado obrigatório para as licenciaturas funciona como
elo entre os componentes curriculares inerentes à formação do professor do
ensino básico e os da formação específica, de forma a garantir a inserção dos
licenciados na realidade escolar.
Durante o estágio o estudante deve cumprir progressivamente por ano as
metas seguintes:
ü Conhecer a estrutura organizacional da
escola.
ü Familiarizar-se com as características da
sala de aula e dos laboratórios.
ü Conhecer as condições materiais que se
precisam na escola para o desenvolvimento das actividades docentes.
ü Observar o desenvolvimento de aulas,
considerando a organização e exigências higiénicas.
ü Realizar diagnósticos da personalidade dos
alunos aplicando técnicas de diagnóstico.
ü Participar na planificação, execução e
avaliação das diferentes actividades relacionadas com a atenção integral aos
alunos com necessidades educativas especiais.
ü Participar nas análises dos resultados
académicos dos alunos.
ü Observar o desenvolvimento das actividades
extra-docentes.
ü Participar na elaboração de meios de ensino.
ü Participar na organização do laboratório.
ü Estudar documentos, resoluções ministeriais e
outros materiais sob o processo docente-educativo.
ü Realizar trabalho de orientação profissional.
ü Participar em actividades educativas gerais
em relação com a comunidade e a família.
ü Participar no processo de planificação,
elaborando planos de aulas com o professor assessor.
ü Observar aulas e actividades extra-docentes.
ü Participar na organização das actividades
práticas.
ü Apoiar o professor no controlo e
desenvolvimento do processo docente.
ü Conhecer as condições da escola para o
trabalho com os meios computorizados.
ü Conhecer as condições da biblioteca da
escola.
ü Assistir às actividades metodológicas do
colectivo de disciplina.
ü Participar na preparação de monitores.
ü Participar na criação de círculos de
interesses e sociedades científicas estudantis.
ü Participar na preparação dos alunos para
concursos.
ü Participar em excursões docentes.
ü Participar na elaboração de estratégias de
trabalho educativo para guiar os alunos à educação moral, política, laboral,
estética e higiénica, valorizando os resultados.
ü Realizar análises da turma junto ao professor
assessor e a organização estudantil.
ü Participar na análise crítica das actividades
metodológicas.
ü Participar no trabalho científico
metodológico.
A
gestão de ensino se encaminha para as seguintes directrizes:
ü Compromisso
com uma sólida formação teórica articulada com estágio supervisionado, com a
interdisciplinaridade e com o diálogo entre os diversos campos dos saberes
científicos, quotidianos e da tradição. Apropriação de conhecimentos,
habilidades e atitudes que consolidem competências a serem construídas no
ensino, na pesquisa e na extensão.
ü Aproveitamento
dos diversos espaços de formação nos cursos de graduação, possibilitando o
desenvolvimento de actividades práticas em ambientes externos à Instituição e
favorecendo a integração à realidade comunitária.
ü O
estímulo ao desenvolvimento de práticas pedagógicas com as novas tecnologias de
apoio ao ensino e aprendizagem.
ü Estímulo
à articulação entre os projectos pedagógicos dos cursos de licenciatura, de
modo a fortalecer os vínculos entre a ESPECN e as escolas dos subsistemas do
Ensino Geral.
ü Melhoramento
da infra-estrutura dos ambientes de ensino.
ü Elaboração
dos planos curriculares dos diferentes cursos acompanhadosdo melhoramento dos
programas de estudo existentes e elaboração dos programas para os novos cursos
criados.
ü O
desenvolvimento de actividades metodológicas, como parte da superação dos
professores, que facilitem a unificação de critérios para o trabalho docente.
8.2. Gestão de pesquisa
Na
ESPECN se deve dirigir à pesquisa para a produção e socialização de novos
conhecimentos e técnicas que garantam a solução dos diversos problemas que se
apresentam na formação inicial e contínua dos profissionais da Educação, no
trabalho metodológico, na direcção científica, no currículo, na sua interacção
com a comunidade e em todas as esferas que garantam a eficiência da instituição
no cumprimento da sua missão.
A
pesquisa deve ser utilizada como modo de actuação, via de educação e ensino que
permitam a formação de atitudes críticas indispensáveis para o progresso da
formação pedagógica, sempre respeitando os princípios éticos.
A
gestão de pesquisa se deve apoiar nas seguintes directrizes:
ü Desenvolvimento
de cursos de superação e capacitação que potencializem a preparação dos
professores e do pessoal técnico-administrativo da escola e os centros da
província.
ü Estimulação
dos projectos encaminhados para as diversas formas de influência da instituição
na comunidade.
ü Assinatura
de convénios com entidades nacionais ou internacionais, visando à promoção da
investigação científica.
ü Investimento
na criação e sustentabilidade dos grupos de pesquisa, bem como provê-los de infra-estrutura
compatível com as necessidades próprias do seu funcionamento.
ü Intercâmbio
com outras instituições, estimulando os contactos entre pesquisadores e o
desenvolvimento de projectos conjuntos.
ü Divulgação
das pesquisas realizadas pela ESPECN, nas diversas fontes disponíveis.
ü Promoção
de jornadas científicas, seminários e outros contextos de apresentação dos
resultados científicos.
8.3.Gestão
de extensão
A
extensão é uma actividade identificada com os fins da ESPECN para desenvolver
processos educativos, artísticos, culturais, desportivos e científicos,
articulados com o ensino e a pesquisa de forma indissociável.
A
finalidade da Gestão de Extensão da ESPECN é fortalecer a obrigação social dos
estudantes e professores mediante a concepção de acções que propiciem o diálogo
e o intercâmbio de saberes entre a comunidade estudantil, académica e os
diversos segmentos sociais do seu contexto de actuação, garantindo a formação
profissional do cidadão, em estreita relação com os projectos pedagógicos dos
cursos, visando o envolvimento das acções com a realidade das comunidades
participantes.
A organização
estudantil, no âmbito da Extensão Universitária, materializa-se por meio da
Associação de Estudantes da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte, esta
composta pelo Presidente, Vice-presidente, Secretário-geral para área
académica, Secretário adjunto para área académica, Secretário adjunto para
protocolo e ornamentação, Porta-voz e secretário para informação, Secretário
para os desportos, recreação e turismo, Secretário para o tesouro e Secretário
para logística. A organização defende os direitos dos estudantes e vela pelo
cumprimento dos seus deveres.
A
Extensão Universitária, em vinculação com a Organização Estudantil na ESPECN,
deve se pautar na articulação intra-institucional com os processos de ensino e
pesquisa, bem como guiar-se pelo intercâmbio com o conjunto complexo de saberes
e práticas produzidas em outros universos sociais.
As
directrizes para a gestão da extensão universitária são:
ü Estimulação
da política cultural e desportiva da ESPECN, contribuindo com a formação
integral da comunidade universitária e sua influência na comunidade local no
campo da arte, da cultura e do desporto.
ü Criação
e expansão das acções de extensão.
ü Inserção
de estudantes e professores nas actividades de extensão, respeitando a
diversidade de ideias e interesses presentes no ambiente universitário.
ü Inserção
das actividades de extensão nos Projectos Pedagógicos dos Cursos de graduação,
de modo a integrar o processo de formação académica à realidade social.
ü Estimulação
de múltiplas formas de parcerias com outras instituições nas actividades de
extensão.
ü Desenvolvimento
de uma estratégia ambiental que considere o intercâmbio com diversos segmentos
da sociedade.
ü Divulgação
dos conhecimentos científicos e metodológicos dos estudantes produzidos no
contexto da universidade, tanto para a circulação de experiências que concorram
para a formação dos futuros professores assim como para contribuir na
comunicação pública.
ü Celebração
de Jornadas científico-pedagógico como via de socialização da actividade
científica estudantil e o desenvolvimento das habilidades profissionais.
ü Promoção
de troca de experiências sobre actividades académicas com outras instituições
educativas.
8.4. Gestão
financeira
A gestão financeira deve basear-se na
administração correcta, transparente e responsável para o estabelecimento de
directrizes que garantam a decorrência de investimentos necessários à
estabilidade do funcionamento académico e administrativo da instituição. Sendo
as principais directrizes.
ü Assegurar o funcionamento dos mecanismos de
gestão de recursos humanos e financeiros.
ü Tornar a contabilidade uma actividade
funcional e transparente, mediante relatórios financeiros e balanços que
mostrem a verdadeira imagem da instituição na gestão financeira.
ü Garantir a actualização dos padrões de
eficiência financeira e administrativa.
ü Assegurar a eficiência nos métodos de
controlo nas acções financeiras da instituição.
ü Priorizar a inversão de recursos financeiros
no apoio às actividades de investigação e eventos científicos.
ü Garantir o cumprimento dos planos de
manutenção da instituição.
ü Garantir a efectividade operacional dos meios
técnicos e equipamentos disponíveis na escola.
ü Priorizar a inversão de recursos financeiros
em:
- Apoio aos projectos, actividades de investigação e eventos
científicos.
- Completamento e disponibilidade técnica dos
sistemas informáticos e meios técnicos nas diferentes áreas da escola.
- Completamento e manutenção dos equipamentos dos laboratórios
de Informática, Física, Biologia e Química.
ü
Garantir a distribuição e o controlo efectivo e
racional dos recursos materiais e activos fixos tangíveis.
ü
Garantir a disponibilidade técnica e o controlo
racional da utilização dos meios de transporte disponíveis.
ü
Assegurar o uso racional e o controlo rigoroso do
consumo de combustíveis e lubrificantes e geradores de corrente eléctrica.
8.5. Gestão da avaliação
A avaliação é um processo que tem como
objectivo avaliar o comportamento e o cumprimento das metas e directrizes nos
domínios de ensino, pesquisa, extensão e finanças. Se concretiza a partir de
critérios e objectivos enunciados claramente, visando a análise constante dos
resultados dos cursos, do desempenho docente, do acompanhamento dos fluxos
discentes por geração e de todas as áreas que garantem reconhecer a qualidade
dos processos que se desenvolvem no funcionamento integral da ESPECN.
A gestão da avaliação se deve sustentar nas
seguintes directrizes:
ü Realizar de maneira sistemática e obrigatória
a análise dos resultados da gestão dos processos pelos órgãos da instituição.
ü Assegurar a qualidade dos mecanismos de
gestão das actividades da instituição.
ü Tornar
a avaliação um processo sistemático e transparente que mostre a partir dos
resultados a verdadeira imagem da instituição.
ü Assegurar a eficiência e a eficácia dos
métodos de controlo, dirigidos ao cumprimento das acções planificadas na
instituição.
ü Sustentar a avaliação como um sistema dirigido
a medir o grau de implementação do PDI.
ü Garantir processos de auto-avaliação a nível
de Departamentos de Investigação e Ensino e a nível ESPECN.
ü Considerar á auto-avaliação como ponto de
partida para a análise dos resultados do desempenho dos dirigentes e
professores.
9.
METAS DO PLANO DE
DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA ESPECN
A ESPECN pretende alcançar maiores dimensões a nível
provincial, nacional e internacional, mudando assim de forma progressiva a sua
natureza de Escola (autenticado no Decreto 90/09 de 15 de Dezembro), para
Instituto Superior de Ciências de Educação e, posteriormente, para Universidade
Pedagógica, deve trabalhar na concretização de metas que visam o seu
fortalecimento como instituição de formação pedagógica.
Portanto,
contempla temas que são considerados fundamentais e pertinentes ao
desenvolvimento de forma tal que viabilizem e potencializem de forma eficiente,
transparente e democrática a gestão de ensino, pesquisa, extensão, finanças e
avaliação. Por isso se expõem as seguintes metas gerais:
ü
Consolidar o processo de planeamento e dos sistemas
de informação, com tecnologia de última geração, para que atendam as áreas
académica, administrativa, e de recursos humanos, com eficiência e efectividade.
ü
Incorporar às práticas académicas e às acções
administrativas o princípio de sustentabilidade: ambientalmente correcto,
economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceitável.
ü
Melhorar de forma continuada o processo de
avaliação institucional.
ü Criar
uma base de dados com os principais indicadores da instituição.
ü Profissionalizar a gestão
da instituição, utilizando-se um sistema de indicadores para o controlo das
estratégias e a auto-avaliação integral.
9.1.Ensino
Objectivo Estratégico: Garantir
uma docência de qualidade durante o processo de formação inicial e de
pós-graduação sobre a base das tendências mais actuais das ciências da educação
e ciências particulares, com apoio do TIC, como modo de actuação sistemático
para o futuro desempenho profissional.
Metas:
ü
Aprovação do PPI. (2023).
ü
Melhorar a qualidade do ensino, elevando a
taxa de conclusão média dos cursos de graduação com qualidade na formação, adoptando
modelos de formação flexíveis e integradores, itinerários formativos
diversificados e criando mecanismos para a permanência dos alunos no decorrer
do tempo regular do curso, respeitando a diversidade dos cursos e a especificidade
das áreas do conhecimento. (2023-2030).
ü
Elevar a matrícula da ESPECN de três mil e
oitenta e oito (3088) estudantes no ano lectivo 2022 para cinco mil trezentos e
setenta e oito (5378) nos próximos quatro anos (2027), chegando a (7394) estudantes
quando terminar o período de vigência do PDI. (2023-2030).
Tabela 4: Projecção de vagas, matriculados e diplomados por curso
durante a vigência do PDI.
Cursos |
Vagas |
80% Matriculados 2023-30 |
Diplomados 70% |
|
2026 |
2030 |
|||
ENSINO DA BIOLOGIA (DIURNO) |
90 |
504 |
63 |
126 |
ENSINO DA BIOLOGIA(NOCTURNO) |
90 |
504 |
63 |
126 |
ENSINO DA FÍSICA (DIURNO) |
60 |
336 |
42 |
84 |
ENSINO DA FÍSICA (NOCTURNO) |
60 |
336 |
42 |
84 |
ENSINO PRIMÁRIO (DIURNO) |
120 |
672 |
84 |
168 |
ENSINO PRIMÁRIO (NOCTURNO) |
120 |
672 |
84 |
168 |
ENSINO DA L.
FRANCESA (DIURNO) |
60 |
336 |
42 |
84 |
ENSINO DA L.
FRANCESA (NOCTURNO) |
60 |
336 |
42 |
84 |
ENSINO DA L.
INGLESA (DIURNO) |
90 |
504 |
63 |
126 |
ENSINO DA L.
INGLESA (NOCTURNO) |
90 |
504 |
63 |
126 |
ENSINO DA L.
PORTUGUESA (DIURNO) |
120 |
672 |
84 |
168 |
ENSINO DA L.
PORTUGUESA (NOCTURNO) |
120 |
672 |
84 |
168 |
ENSINO DA
MATEMÁTICA (DIURNO) |
90 |
504 |
63 |
126 |
ENSINO DA
MATEMÁTICA (NOCTURNO) |
90 |
504 |
63 |
126 |
ENSINO DA
QUÍMICA (DIURNO) |
90 |
504 |
63 |
126 |
ENSINO DA
QUÍMICA (NOCTURNO) |
90 |
504 |
63 |
126 |
ENSINO DA
GEOGRAFIA (DIURNO) |
90 |
504 |
63 |
126 |
ENSINO DA
GEOGRAFIA (NOCTURNO) |
90 |
504 |
63 |
126 |
ENSINO DA
HISTÓRIA (DIURNO) |
90 |
504 |
63 |
126 |
ENSINO DA
HISTÓRIA (NOCTURNO) |
90 |
504 |
63 |
126 |
ENSINO PRÉ-
ESCOLAR (DIURNO) |
60 |
280 |
42 |
84 |
ENSINO PRÉ-
ESCOLAR (NOCTURNO) |
60 |
280 |
42 |
84 |
TOTAL DIURNO |
960 |
5320 |
672 |
1344 |
TOTAL NOCTURNO |
960 |
5320 |
672 |
1344 |
TOTAL GERAL |
1920 |
10640 |
1344 |
2688 |
ü
Preparar professores e estudantes para se apoiar
nas novas tecnologias de informação e de comunicação no processo de
ensino-aprendizagem, (2023-2030).
ü
Incorporar à formação prático-docente uma visão que
promova o fortalecimento das habilidades pedagógicas gerais e específicas e o
deslocamento do foco da actividade de ensino-aprendizagem para a compreensão do
acto pedagógico como um processo de formação do educador e do educando,
(2023-2030)
ü Consolidar
os cursos de licenciatura.,(2023-2030)
ü Criar
unidades orgânicas nos municípios de Cambambe, Golungo-Alto e Camabatela para
colmatar a carência de corpo docente apresentada nas mais diversas escolas de
Ensino Primário e Secundário, (2023-2030)
ü Assegurar
o cumprimento do princípio da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e
divulgar a cultura, a arte e a ciência e a tecnologia, (2023-2030)
ü
Diversificar os perfis de formação dos
professores mantendo os cursos ministrados e incrementando as ofertas de cursos
de graduação por exemplo: Ensino da Informática educativa (2025), Ensino da
Educação Especial (2028), Logopedia (2029), Psicopedagogia (2030).
Tabela 5: Projecção de novos cursos, vagas,
matriculados e diplomados durante a vigência do PDI.
Cursos |
Vagas |
80% Matric 2025 |
80% Matric 2028 |
80% Matric 2029 |
80% Matric 2030 |
70% |
Diplomados 2030 |
||||||
ENSINO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA (DIURNO) |
70 |
56 |
224 |
280 |
336 |
39 |
ENSINO DA INFORMÁTICAEDUCATIVA (NOCTURNO) |
70 |
56 |
224 |
280 |
336 |
39 |
ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (DIURNO) |
70 |
- |
56 |
112 |
168 |
- |
ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (NOCTURNO) |
70 |
- |
56 |
112 |
168 |
- |
LOGOPEDIA (DIURNO) |
70 |
- |
- |
56 |
112 |
- |
LOGOPEDIA (NOCTURNO) |
70 |
- |
- |
56 |
112 |
- |
PSICOPEDAGOGÍA (DIURNO) |
70 |
- |
- |
- |
56 |
|
PSICOPEDAGOGÍA (NOCTURNO) |
70 |
- |
- |
- |
56 |
|
TOTAL
GERAL |
560 |
112 |
560 |
896 |
1344 |
78 |
ü
Fortalecer as actividades extra-curriculares de
interesse para o exercício da profissão, mediante conferências, palestras,
debates, (2023-2030)
ü
Completar os planos curriculares dos diferentes
cursos, garantindo a elaboração dos programas analíticos de todas as
disciplinas, (2023-2030)
ü
Concluir a organização da biblioteca, automatizando
o sistema de aquisição de dados e interligando-se com as bibliotecas de outras Instituições
do Ensino Superior. (2023-2030)
ü
Apoiar os estudantes de perfil socioeconómico menos
privilegiado para garantir o acesso e conclusão dos seus respectivos cursos,
com qualidade académica, consolidando as políticas afirmativas e o processo de
inclusão social. (2023-2030)
ü Fomentar
a educação a distância, observando o estabelecimento do limite de 25% da carga
horária total do curso. (2023-2030)
9.2.Pesquisa
Objectivos estratégicos: Potenciar a investigação
científica na comunidade académica e estudantil para a solução de problemas no
processo pedagógico da ESPECN, das escolas do contexto de actuação e da
comunidade local.
Potenciar a qualificação académica
e investigativa de docentes e administrativos da ESPECN e do território.
Metas:
ü
Elevar o nível académico do pessoal docente
da escola a partir do desenvolvimento de cursos de superação que os prepare
para a mudança de categoria docente, (2023-2030).
ü
Ampliar as ofertas de cursos de superação e
capacitação para o pessoal de serviços, os docentes da escola e das instituições
educativas do território nacional, (2023-2030)
ü
Preparar professores e estudantes para se apoiarem
nas novas tecnologias de informação e de comunicação nas actividades da
pesquisa ,(2023-2030)
ü
Incrementar as jornadas científicas de
professores e estudantes como marco de divulgação e intercâmbio de conhecimentos,
(2023-2030)
ü
Ampliar as relações com os centros educativos
e instituições do território a partir do estabelecimento de convénios dirigidos
à superação e capacitação, prática - laboral dos estudantes e a oferta de
outros serviços, (2023-2030)
ü
Proporcionar o desenvolvimento de projectos de
investigação encaminhados à solução de problemas da escola e nas comunidades de
influência da instituição, (2023-2030):
-Projecto
de desenvolvimento de aprendizagem dos alunos das escolas de ensino médio, (2024-
2028).
- Projecto
de impacto da incorporação dos graduados aos centros escolar do território
nacional, (2026-2030)
- Projecto
de reabilitação do Jardim Botânico do kilombo com fins docentes, (2023-2027).
- Projecto
de orientação profissional, (2024-2030).
- Projecto
matemático GeoGebra, (2024-2030)
- Projecto
de Capacitação docente, (2024-2030)
- Projecto Centro
de Diagnóstico e Orientação para a atenção diferenciada, (2024-2030)
ü Criar
um centro de estudos para a actualização e desenvolvimento do conhecimento científico
e didático-pedagógico, 2024.
ü Criar
uma revista científica da instituição para a publicação dos trabalhos de
docentes e estudantes, resultantes da actividade académica e investigativa.
(2023-2026)
9.3.Extensão
Objectivo estratégico: Desenvolver a relação da ESPECN com a sociedade, intencionando a
realização de convénios e projectos de colaboração que propiciem o
enriquecimento integral dos diferentes processos pedagógicos, científicos-investigativos
e culturais, de maneira articulada e dirigidos à satisfação das demandas
educacionais e sociais a nível comunitário, regional e nacional.
Metas:
ü Proporcionar uma
permanente avaliação das acções de extensão visando mantê-las sintonizadas e em
harmonia com as demandas sociais, (2023-2030).
ü Desenvolver
o trabalho com o quadro de honra da escola, (2023-2030).
ü Criar
e fomentar os cursos de extensão, (2023-2030).
ü Fomentar
o trabalho de acompanhamento dos melhores estudantes, (2023-2030).
ü Incrementar
as acções educativas nas comunidades para divulgar mensagens referidas à
educação anti-alcoólica e antitabágica, higiene alimentar, educação sexual e ambiental,
(2023-2030).
ü Incorporar
actividades de extensão nos projectos pedagógicos dos departamentos e nos temas
de investigação dos trabalhos de fim de curso dos estudantes, em
correspondência com as áreas do conhecimento de cada departamento e consoante
com a realidade comunitária, (2023-2030).
ü Promover
o desenvolvimento de actividades de extensão universitária, que visem o reforço
dos comportamentos, atitudes e qualidades morais, e cívicas nos estudantes,
(2023-2030).
ü Desenvolver
capacidades e atitudes docentes e investigativa nos estudantes mediante a realização
de jornadas estudantis, (2023-2030).
Tabela 6: Gestão da extensão universitária. Metas e actividades
Metas |
Data |
Actividades |
Desenvolver o trabalho com o quadro de
honra da escola |
Anualmente (2023-2030)
Anualmente (2023-2030) Cada semestre
Anualmente |
- Seleccionar os
estudantes com as melhores médias tendo em conta os critérios estabelecidos
no regulamento do quadro de honra. - Divulgar nos
diferentes murais e médios de comunicação a relação dos estudantes com
melhores médias académicas. - Organizar
reuniões e encontros com os estudantes com as melhores médias para estimular
os resultados obtidos. - Organizar
actividades académicas com a participação dos estudantes do quadro de honra,
tais como: concursos, eventos, intercâmbios de experiências. |
Fomentar o trabalho de acompanhamento dos
melhores estudantes |
Anualmente Cada semestre
Cada semestre Cada semestre
Anualmente
Cada semestre |
- Seleccionar os monitores para cada uma
das disciplinas. - Organizar actividades de preparação para
os monitores com vista a seu desempenho. - Realizar encontros entre os monitores de
uma mesma disciplina, ano ou curso para que exponham as suas experiências
sobre o trabalho realizado. - Efectuar encontros com os estudantes com
os melhores resultados académicos por disciplinas com vista à organização de
concursos, realização de actividades de atenção a estudantes com dificuldades. - Recrutar os estudantes que reúnam os
requisitos a partir do 4º ano para participarem em actividades de carácter
pedagógica e científica. - Efectuar encontros com os estudantes do
quadro de honra e com o resto dos estudantes da escola, principalmente os egressos. |
Promover o
desenvolvimento de actividades de extensão universitária, que visam o reforço
dos comportamentos, atitudes e qualidades morais, cívicas e patrióticas nos
estudantes.
|
Anualmente Anualmente Cada semestre Anualmente Anualmente
Anualmente Cada semestre
Cada semestre Cada semestre |
- Organizar equipas desportivas por cursos. - Formar grupos culturais por
manifestações. - Organizar e efectuar encontros
desportivos entre estudantes de diferentes cursos e anos. - Organizar festivais para a promoção das
manifestações culturais. - Criar um gabinete para prevenção,
identificação e atenção às pessoas com necessidades educativas especiais da
ESPECN e da comunidade. - Seleccionar os
estudantes mais destacados medianteà participação nas actividades de extensão
universitária. - Incluir no quadro de honra anual da
escola os estudantes mais destacados nas actividades de extensão universitária. - Realizar palestras dos
estudantes de anos superiores sobre as experiências adquiridas durante a prática
laboral nas escolas. - Organizar festivais
docentes. - Realizar acções de
beneficência dirigidas aos Centros Sociais (centros infantis, lar de terceira
idade, centros de acolhimento e prisões) e visitas de confraternização nos
infantários. |
Desenvolver
capacidades e atitudes docentes e investigativa nos estudantes mediante à
realização de jornadas estudantis. |
Anualmente
Anualmente
(segundo
semestre) Anualmente
|
- Organizar concursos de habilidades para a
exposição de aulas. - Realizar jornadas científicas estudantis
para a exposição dos trabalhos de investigação dos estudantes. - Seleccionar os estudantes com melhores
resultados na apresentação de suas monografias e efectuar um evento
científico para a divulgação de seus resultados e experiências. - Realizar concursos de conhecimentos e
habilidades das disciplinas. |
9.4.Finanças
Objectivo
estratégico: Assegurar o funcionamento dos mecanismos de
planificação e de gestão de recursos financeiros para o logro eficiente da
missão da instituição.
Metas:
ü
Continuar as acções de melhoria da infra-estrutura
da instituição, (2023-2030).
ü
Criar ambientes acolhedores para os discentes,
docentes e trabalhadores dos órgãos de serviços executivos e de apoio,
(2023-2025).
ü
Melhorar a identidade e comunicação visual da
instituição, (2023-2025).
ü
Melhorar as condições e funcionamento da cantina,
para satisfazer as necessidades de alimentação dos estudantes fundamentalmente,
(2023)
ü
Criar condições para o desenvolvimento profissional
e as condições de trabalho e de vida dos colaboradores da ESPECN, (2023-2025).
ü
Melhorar os serviços de assistência prestados à
comunidade, integrando-os ao ensino, à pesquisa e à extensão, de modo a
fortalecer o desempenho docente e discente, com a finalidade de atender às
necessidades da sociedade, (2023-2030).
ü
Aumentar a infra-estrutura da instituição de modo
que propicie uma maior abertura de cursos, (2023-2030).
ü
Eliminar as barreiras físicas e construtivas para
propiciar um melhor acesso à ESPECN das pessoas com necessidades educativas
especiais, (2023-2024).
ü
Administrar a compra de meios de ensino que
facilitem uma melhor atenção individualizada para os estudantes com necessidades
educativas especiais, (2023-2030).
9.5. Avaliação
Objectivo estratégico: desenvolver a
avaliação como processo abrangente que visa melhorar a qualidade de ensino,
pesquisa, extensão e finanças na instituição.
Metas:
ü Realizar de maneira sistemática e obrigatória
a avaliação da gestão dos diferentes processos universitários pelos órgãos da
instituição para:
a) Avaliação dos graus de implementação do
presente PDI e dos planos e programas curriculares criados, (2025-2030)
b) Desempenho dos órgãos de administração e
gestão da instituição, dos recursos humanos, materiais e financeiros.
c) Avaliação da promoção da frequência escolar,
dos resultados da aprendizagem e da qualidade do ensino ministrado em função
dos meios disponíveis.
ü Aplicação de instrumentos aos membros da direcção,
docentes, discentes e funcionários administrativos para verificar sistematicamente
o cumprimento da missão da instituição, (2023-2030).
ü Efectuar processos de auto-avaliação dos
programas e da ESPECN em geral, isto é, dois em dois anos, (2025, 2027).
ü Apresentar relatório de avaliação interna ao
órgão de tutela, (2025, 2027).
ü Apoiar a Avaliação Externa realizada por
especialistas do órgão de tutela ou por uma entidade contratada para o efeito
na aferição da conformidade das actuações pedagógicas e de administração e
gestão, bem como da eficiência dos mesmos, na sua conformidade com o
estabelecido legalmente e com as normas orientadoras do órgão de tutela, (2023-2030).
A avaliação da instituição deve se
concretizar a partir de critérios e objectivos enunciados claramente, visando a
avaliação constante dos cursos, do desempenho docente, do acompanhamento dos
fluxos discentes por geração e de todas as áreas que garantam conhecer a
qualidade dos processos que se desenvolvem no funcionamento integral da ESPECN.
É a partir da avaliação de todos os aspectos do PDI que se poderão melhorar a finalidade das acções nas áreas de ensino, da pesquisa, da extensão e finanças, sendo possível, portanto, que a instituição esteja pronta para prestar contas à sua comunidade interna e externa, pois devolverá através da avaliação institucional uma visão crítica bem fundamentada sobre suas acções.
BLIOGRAFIA
DIÁRIO DA REPÚBLICA (2018). Decreto
Presidencial No. 203/18 de 30 de Agosto,
Regime Jurídico de
Avaliação e Acreditação da Qualidade das IES.
DIÁRIO DA REPÚBLICA (2020). Decreto
Executivo No. 108/20 de 9 de Março,
Regulamento do processo
de auto-avaliação das Instituições de Ensino
Superior.
DIÁRIO DA REPÚBLICA (2022) Decreto
Presidencial No.37/22 de 7 de Fevereiro,
Estatuto Orgânico da
Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte.
OLIVEIRA, D.P.R. (2015). Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e
prácticas. Ed. 33. São Paulo, Brasil: Atlas.
TAMAYO, A. (2005). Valores organizacionais e comprometimento afetivo. Disponível
, em: http://www.redalyc.org/pdf/1954/195416195009.pdf.
WHEC. (2022).Conferencia Mundial de Educación Superior de la UNESCO.
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