CIENTISTAS ANUNCIAM A IDADE DA TERRA


 IDADE DA TERRA CALCULADA POR CIENTISTAS


Segundo uma nota noticiosa da CNN-Brasil, as medições mais recentes, nosso planeta tem, aproximadamente, entre 4,5 e 4,6 bilhões de anos; especificamente, 4,54 bilhões de anos.


Como descobriram a idade da terra?

Antes de chegar a uma estimativa precisa da idade da Terra, diz a nota, os cientistas utilizaram diversas técnicas científicas para tentar determinar quando o planeta concluiu sua formação. Por exemplo, quando Lord Kelvin desenvolveu sua teoria, ele calculou quanto tempo a Terra levaria para esfriar ao assumir que ela teria começado como uma massa derretida.

A ideia era que, se a Terra tivesse começado como uma massa extremamente quente e derretida, ela levaria entre 20 e 400 milhões de anos para esfriar.

O resultado estava incorreto, mas o método científico de Kelvin era essencialmente válido — ele apenas precisava de mais dados, o que era impossível obter na época.





Ao longo da história, diversos cientistas empregaram diferentes métodos para tentar determinar a idade exata da Terra, mas foi somente com os avanços na química, geologia e física que essa estimativa se tornou possível.

Com essas inovações, a ciência desenvolveu a técnica de datação radiométrica, que analisa os isótopos radioativos em rochas primitivas da Terra.

Por meio desse método, foi definida a idade de 4,54 bilhões de anos, com uma margem de erro de aproximadamente 1%, para mais ou para menos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pages