ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA REALIZA PALESTRA SOBRE REGIME ACADÉMICO


Fotografia: Arino Pascoal

 

O REGIME ACADÉMICO serviu de objecto de reflexão no seio da comunidade académica da Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte. Realizada na Segunda-feira última, 16 de Outubro, a mega palestra subordinada ao tema: “ O papel do Regime Académico na vida dos estudantes” foi animada pelo experiente docente, Mestre Amândio Valentim.

No decorrer da palestra, Mestre Valentim, usando de suas valências, dinamizou-a de forma científica, académica e ainda assim divertida e democrática.

Para o docente, ao citar alguns autores, referiu que o Regime Académico é, entre muitas concepções, o conjunto de regras que preveem o funcionamento da instituição. Além disso, o prelector procedeu ao escalonamento das leis presentes no Regime Interno da Escola Superior Pedagógica.  

Ao findar da actividade, os estudantes participaram de forma mais aberta e abrangente, questionando, opinando e sobretudo acharam ser uma oportunidade de aprendizagem e de referência para os próximos momentos quando forem solicitar os serviços, apontando sempre os seus direitos e seus deveres.

 

DOCÊNCIA & EXCELÊNCIA

                                                                                                              Redação: Admiro Miguel

Coordenação: Eufónio  João

 

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA NA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO CUANZA NORTE

O Dia 10 de Novembro é conhecido como dia mundial da Ciência.

Para comemorar, a ESPECN realizou uma mega jornada marcada com Workshop sobre Ciência e Desenvolvimento Social. À plenária coube duas temáticas apresentadas pelos professores Chiquito Domingos ( MSc) e Yosmely Pedroso ( PhD), com moderação de Admiro António.

 Yosmely, professora Catedrática, abordou sobre “ O valor da ciência no desenvolvimento sustentável das Instituições de Ensino”. Durante a locução, a experiente docente apelou aos presentes para que recorrem sempre à ciência, sobretudo a pedagógica que é o selo identitário da ESPECN. Foi oportuno para a prelectora influenciar de forma metódica, todos os presentes, no sentido de  adequarmo-nos na irradicação do analfabetismo científico-tecnológico. Para ela há uma gritante necessidade de se aplicar estratégias suficientes para que, professores e alunos, tenham o domínio da tecnologia que facilita o processo de investigação em todas as áreas do saber.

Já o Mestre e Graduado em História, ateu-se em abordar aspetos ligados ao fundamental papel do Tokoismo na independência de Angola, num momento em que a 11 de Novembro celebra-se o dia da independência nacional.

Logo após o animado certame fez-se exposição científico-laboratoriais pelos demais Departamentos que constituem a instituição. Lembrar que havia demonstração de Física, Química, Biologia e outras.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pages